A tartaruga de Castro Laboreiro

As muitas fotografias publicadas na Internet pelos turistas deram a conhecer ao mundo um dos segredos mais bem guardados do Gerês. É conhecido informalmente como a “tartaruga de Castro Laboreiro”, precisamente por ser um penedo em forma de tartaruga.

Trata-se de uma bola granítica que, por capricho da geologia, ao longo dos milénios ganhou uma forma arredondada, com uma saliência que faz lembrar o pescoço e cabeça de uma tartaruga.

Está situada no vale de Castro Laboreiro, a caminho do Castelo local, uma zona onde predomina este tipo de formações. As rochas graníticas, algumas com a bonita idade de 310 a 320 milhões de anos, são uma espécie de adorno decorativo do planalto de Castro Laboreiro.

Aqui e ali encontram-se penedos de todo o tipo de formas, desde penhas, bolas ou mesmo pias, criadas pela ação dos agentes atmosféricos, em conjunto com uma rede de fraturas.
Na mesma região, pode ainda encontrar outras formas curiosas, como é o caso do lagarto de Lamas de Mouro, a águia e o bico do patelo em Castro Laboreiro.

Não deixe de visitar este lugar incrível, na sua próxima estadia, aqui na Quinta dos Carqueijais. Teremos todo o gosto em dar-lhe as devidas indicações para lá chegar.

Localização GPS: N 42° 01’36.30”N 08° 09’ 31.79”W

* Foto: Direitos Reservados.

© Quinta dos Carqueijais, 2017