O Garrano

É um dos ex-libris do Gerês. Há quem caminhe quilómetros e mais quilómetros na esperança de encontrar este cavalo originário da região e que é visto regularmente a cavalgar livremente, serra fora.

De pequeno porte (abaixo do metro e trinta e cinco), é considerado um cavalo rústico, de montanha, sendo por isso muito hábil a percorrer caminhos acidentados e especialmente resistente à dureza do clima e à escassez de alimentos.

Durante séculos foi usado como animal de carga e de apoio aos trabalhos rurais, existindo ainda hoje na posse de criadores particulares, mas agora em funções de lazer e educativas, visto ser um animal dócil para com as crianças, inteligente, trabalhador e de treino relativamente fácil.

A intolerância do Homem fez com que chegasse a estar em vias de extinção, mas desde 1993 que é classificada como espécie protegida. Hoje vive livemente, em estado semi-selvagem, mas volta e meia há relatos de garranos abatidos a tiro, havendo ainda casos de ataques por parte dos lobos.

Atualmente, podem ser encontrados na zona mais a norte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, principalmente na região de Cabril, já no concelho de Montalegre.

© Quinta dos Carqueijais, 2015